Vriesea ensiformis  (Vellozo) Beer, Bromel. 92. 1857.

 

Typus : Vellozo s n, perdido.

 

Ocorre da Bahia até Santa Catarina.

É uma planta bastante comum e bem decorativa, que apresenta uma enorme variedade de aspectos, dependendo da região de coleta. Este grupo está merecendo um estudo mais acurado com utilização de plantas vivas, para captar pequenas diferenças de morfologia. A antiga variedade  warmingii foi alçada à categoria de espécie sendo hoje denominada Vriesea warmingii.

 

Exemplar coletado pele autor em Angra dos Reis, RJ :

 

 

 

Croquis da flor do exemplar acima :

 

 

As brácteas florais deste exemplar, fotografado em Angra dos Reis, estavam muito imbricadas na antese, porém poucos dias depois, as brácteas florais envolveram as sépalas e as flores se tornaram bem divergentes. O comprimento dos estames e pistilo também era muito variável, como se pode ver nas fotos.

 

Descrição da Flora Neotropica:

 

 

A Vriesea ensiformis var. warmingii foi elevada à categoria de espécie, chamando-se hoje Vriesea warmingii.

 

Outro exemplar coletado em Angra dos Reis por Luiz Correia de Araújo, em fevereiro de 1980, que apresenta as flores muito menos imbricadas :

 

 

Exemplar coletado no Espírito Santo em novembro de 1979 por Luiz Correia de Araújo e por nós cultivado. Notem que as brácteas florais são de coloração bem escura, quase marrom :

 

 

 

 

 

A mesma inflorescência antes da antese :

 

 

Exemplar coletado por Orlando Graeff em 2004, em Mata Nova, Petrópolis RJ:

 

                             

 

Outras fotos do exemplar da Mata Nova:

 

 

 

  

 

  

 

 

 

 

 

Exemplar coletado por Roberto Kautsky no Espírito Santo em fevereiro de 1982, por nós fotografado no Herbarium Bradeanum. Notem que as brácteas florais algumas vezes  excedem as sépalas:

 

 

 

 

Vriesea ensiformis  (Vellozo) Beer

Var. Bicolor  L. B. Smith. Arq. Bot. S. Paulo II. 1: 116. 1943

 

Ocorre nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Difere da variedade típica por apresentar as brácteas florais vermelhas na base e amarelas no ápice. Em alguns exemplares as brácteas florais ressecam no ápice, mesmo antes da antese. É uma planta bastante decorativa embora rara. O exemplar da foto foi coletado por Luiz Correia de Araújo no Morro do Suido, no Espírito Santo, em 1982.

 

 

 

 

Outro exemplar coletado em Angra dos Reis, RJ, por Luiz Correia de Araújo e Ivo Penna, em 27/08/1984, no  loteamento   Girassóis :

 

 

 

                                                    

 

 

Back / Voltar