Neoregelia longisepala Pereira & Penna n. sp.

 

Planta : epifítica .

Folhas : muitas, densamente rosuladas formando uma cavidade infundibuliforme, liguladas rígidas, totalmente verdes, podendo atingir mais de 1 metro .

Bainha : elíptica , 30 cm de comprimento, 10 cm de largura máxima, branco- escamosas em ambas as faces.

Limbo : com cerca de 85 cm de comprimento, sublinear, largura máxima de 5 cm, atenuada perto do ápice e terminando num espinho, inconspiquamente escamoso na parte superior e na inferior com escamas brancas densamente adpressas, margem ornada com espinhos vermelho escuro voltados para cima, com 4 mm na base e 10 mm de distância, diminuindo para o ápice e tornando-se mais densos.

Escapo : 5 cm de comprimento, 2 cm de diâmetro .

Brácteas escapais : estreitamente ovaladas e longamente acuminadas, 6 cm de comprimento, inteiras, amareladas.

Inflorescência : composta, com muitas flores, sub-capitada, 13 cm de diâmetro, 9 cm de comprimento, aninhada entre as folhas.

Brácteas primárias : estreitamente ovaladas , longamente acuminadas, 6 cm de comprimento, inteiras, tênues, amareladas, finamente nervadas, branco- escamosas em direção ao ápice.

Ramos : corimbosos, com cerca de 10 flores, pedúnculos grossos, os externos com 2 cm de comprimento e os internos com 1 cm de comprimento, superando muito as brácteas.

Brácteas florais : lanceoladas, longamente acuminadas, com ápices espinhosos, 55 mm de comprimento , inteiras, tênues, esverdeadas, finamente nervadas porem não carenadas, branco- escamosas em direção ao ápice, especialmente acuminadas, atingindo o meio ou ultrapassando as sépalas.

Pedicelos : 4 mm de comprimento, inconspícuos.

Flores : 8 cm de comprimento .

Sépalas : estreitamente lanceoladas, longamente acuminadas e espinescentes, 50 mm de comprimento, 6 a 7 mm de largura, assimétricas, verdes, ecarenadas, branco- lanadas em direção ao ápice ,10 mm concrescidas na base.

Pétalas : espatuladas,apiculadas, 60 mm de comprimento, 15 mm concrescidas na base, violáceas, abertas na antese.

Estames : 50 mm de comprimento, filamentos complanados aderidos às pétalas de 15 a 20 mm .

Anteras : lanceoladas, mucronadas , 14 mm de comprimento, dorsifixas acima da base.

Tubo epigínico : 4 mm de comprimento .

Ovário : sub-ovalado, 20 mm de comprimento, branco .

Placentas : afixadas próximas ao ápice dos lóculos .

Óvulos : apiculados.

 

Typus : Brasil, Estado da Bahia, Una , estrada Una -

Canavieira, rodovia BA- 001 em mata higrófila , coletado por Elton M.C. Leme nº 445 , A .M. de Carvalho, L. A . Silva, J. Kent e R. Frasier em 8 de janeiro de 1983. Holotypus no Herbarium Bradeanum, HB.

 

Comentários : esta interessante espécie não se alinha bem na chave de subgênero da monografia de L.B. Smith & R. J. Downs. Possui corola concrescida, pedicelos curtíssimos e obscuros. A qualquer dos subgêneros a

que pertença é muito distinta de todas as espécies de

inflorescências compostas. Só pelo tamanho da flor de 8

cm de comprimento e sépalas de 5 cm de comprimento, de todas difere, além de outros detalhes.

 

Publicado : na Bradea, boletim do Herbarium Bradeanum, volume IV , nº 1, de 18 de outubro de 1983, Pg. 1 - 2, figura 1, Pg. 5 .

 

Comentários complementares : Elton M.C. Leme, em seu livro Canistropsis, Bromélias da Mata Atlântica, páginas 96 a 99, Editora Salamandra, cria um novo subgênero de Neoregelia: Protoregelia, apresentando ampla discussão sobre o posicionamento sistemático desta planta além de detalhes complementares de morfologia e fotos de exemplares vivos. Desta forma, a sistemática proposta é a seguinte:

Neoregelia L. B. Smith

Subgênero Protoregelia W. Till & Leme.

 

Foto / Photo 1 

Desenho / Drawing

Indice